Armazenamento na Nuvem: Entenda!

Aposto que você já ouviu falar no termo “Armazenamento na Nuvem”, mas caso não esteja familiarizado com essa expressão, vou simplificar para você:

Certamente em algum momento da sua vida você passou por problemas como perder um arquivo muito importante, um programa que estava usando simplesmente “parou de responder”, a perda de um pen drive ou até mesmo um vírus que fez você perde horas e horas de trabalho, acertei? Pois trago a solução: Todo esse estresse poderia ser evitado com o simples fato de armazenar seus arquivos na nuvem 😊

É como se fosse um espaço na internet onde você cria uma pasta e salva, sem se preocupar em ter que levar para onde for. Basta está conectado à internet, assim, você pode acessar a qualquer momento e armazenar dados e sistemas via internet, sem ocupar espaço no seu computador. Armazenar os dados na nuvem é guardar informações em um servidor à distância, como por exemplo, arquivos pessoais (fotos, músicas, vídeos) ou profissionais (planilhas, arquivos de apresentação de slide, PDFs e etc.).

A vantagem de Armazenar na Nuvem é uma realidade que não pode ser deixada de lado. De acordo com a Dell, por meio da Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia), cerca de 90% das médias empresas brasileiras já aderiram a essa nova realidade para suprir algum tipo de necessidade dentro dos seus setores. É muito benéfica! Agrega uma série de vantagens, garante que os dados estejam seguros e disponíveis quando necessário.

Veja algumas das inúmeras vantagens do Armazenamento na Nuvem:

Durabilidade
Os dados são armazenados de modo redundante, em várias instalações e em múltiplos aparelhos, como celular, notebook entre outros. Porque sabemos que todo e qualquer dispositivo eletrônico é passível de perdas e furtos. Mas com os arquivos salvos na nuvem não corre o risco de perder os dados.

Mais mobilidade: Seus arquivos em qualquer dispositivo
Conectar-se de qualquer lugar e com segurança, usando smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel. Se estiver na espera de uma reunião ou em outra situação em que tenha acesso à internet, você conseguirá facilmente editar e compartilhar documentos que precisa resolver o mais rápido possível. Proporciona mais agilidade para tarefas do dia a dia, na hora de resolver ou evitar imprevistos.

Colaboração e trabalho em equipe
Armazenando seus arquivos na nuvem você poderá compartilhá-los mais facilmente com seus colegas de trabalho, trazendo mais agilidade e produtividade para o seu negócio. Assim, todos da equipe possuem acesso simultâneo a documentos importantes, podendo de alguma maneira, ajudar com os contratempos.

Segurança
Esse item muitas vezes é um obstáculo para não se usar a tecnologia em nuvem. A falta de conhecimento no assunto gera insegurança em utilizar o que temos de mais moderno e seguro na tecnologia. Ter as informações da empresa armazenadas na nuvem é muito mais seguro do que guardá-las fisicamente no computador, HD externo ou pen drive. Esses dispositivos físicos podem apresentar falhas e nunca estamos protegidos de desastres naturais como enchentes ou problemas graves como incêndios.
Na nuvem todos os dados são preferencialmente criptografados, um conjunto de regras que visa codificar a informação, sendo acessado apenas por você, por meio do seu login e senha.

Recursos personalizáveis
Embora o mercado ofereça serviços gratuitos de armazenamento na nuvem, quanto se trata de dados corporativos, o uso desse recurso é preciso contar com algo mais profissional e robusto. As empresas que oferecem esse serviço dispõem de recursos avançados, importantes para a segurança das informações, bem como demais funções para colaborar com o gerenciamento de dados. Tornando assim, o serviço personalizado e mais eficiente. A segurança de seus dados é extremamente importante, por isso verifique históricos de clientes da empresa. Informações sobre quem vai lhe oferecer essa ferramenta são fundamentais.

Viu só como guardar arquivos na nuvem facilita sua vida profissional?
Um conjunto de tendências tecnológicas pode estipular o futuro da empresa, pois cria modelos de negócios, potencializa o desempenho das organizações, além de reduzir custos e prazos. Os empreendedores podem usufruir da computação em nuvem, desde funções básicas de uma empresa, como e-mail até a utilização de ferramentas como o CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente, Microsoft Office 365, Microsoft Azure, dentre outras!

🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Armazenamento na Nuvem: Entenda!