Os 7 benefícios de usar um CRM em sua empresa

Você sabe quais são os conceitos de CRM e de fato quais são seus benefícios?
Para este post, separei sete vantagens dessa poderosa ferramenta. Vem comigo:

Antes de mais nada, quero que você entenda conceitualmente do que eu estou falando:
Primeiramente, CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia de negócios que coloca o cliente como principal foco dos processos, com o objetivo de entender e antecipar suas necessidades.  Resumindo em poucas palavras, CRM é Foco no Cliente!

O que torna uma solução de CRM uma das tecnologias mais valiosas e inovadoras nas empresas é como fazemos uso dessas informações armazenadas na ferramenta.

Talvez você esteja se perguntando: Será que minha empresa precisa dessa ferramenta? Ou então: Será que minha empresa consegue absorver o investimento numa tecnologia como esta? Se você se identificar com algumas das situações abaixo, saiba que um projeto de CRM fará a diferença em seus negócios:

  • Negociações que passam despercebidas, porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos.
  • Você não consegue encontrar rapidamente os dados de seus clientes para tomar decisões rápidas e eficientes.
  • Possui diversos aplicativos misturados e os compara ao CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados.
  • A empresa está crescendo mais rápido do que você imaginava.
  • O departamento de TI está sobrecarregado com solicitações de manutenção.

Reconheceu a realidade da sua empresa no que citei acima?
Então, continue lendo este artigo e veja os benefícios da ferramenta, que vai te ajudar a não passar mais por essas situações.

Um CRM ajuda a impulsionar suas vendas
O CRM oferece informações atualizadas dos clientes e identifica aqueles que se mostram ativos nos seus conteúdos, mas ainda não são clientes. Sendo esta ferramenta sua grande aliada por selecionar as informações necessárias para auxiliar o trabalho da equipe de vendas. Desta forma, é possível analisar quais estratégias geram resultados favoráveis e quais precisam ser melhoradas, permitindo assim que o trabalho seja mais eficiente e gere mais ganhos.

Com um CRM você mantém um histórico do seu cliente
Vai muito além de saber o nome, e-mail, telefone e data do aniversário do cliente. A ferramenta te permite perceber coisas mais importantes como: quantas compras o cliente já fez, quantos contatos foram necessários para fechar cada negociação, quais as formas de contato mais eficientes para conversar com ele, quanto tempo em média é preciso para fechar negócios com ele e diversos outros pontos importantes durante o relaciomento. Mas, a inteligência não está apenas em registrar a informação, e sim, em usá-la de maneira eficiente é gerar mais e melhores negócios.  Com notificações em tempo real, você descobre o instante que aquela pessoa consome suas “soluções”.

Você acompanha tudo que acontece
Com o CRM você pode observar as negociações de perto. É possível ver as ofertas que a equipe de vendas faz, além de manter o controle de cada fase do negócio, incluindo as ofertas em fase de fechamento ou as que já foram concluídas. Você tem acesso a uma visualização rápida é clara de vendas em um painel visual, podendo classificar negócios ganhos e perdidos, além de controlar o desempenho com relação às metas estabelecidas.

Ótimos relatórios
Tudo que um vendedor, gestor ou executivo precisa para ter um relatório com informações úteis para a tomada de decisões é escolher as métricas para analisar (meta, número de clientes, etc.). Assim, fica muito mais fácil para acessar e monitorar dados importantes. Logo, isso também faz com que a empresa fique mais “enxuta” por ter uma economia de gastos com papel e tempo na procura de documentos, podendo ser tudo digitalizado.

Tecnologia em nuvem
Os aplicativos de computação na nuvem são mais acessíveis, permitindo que você acesse, compartilhe ou modifique informações do seu negócio a qualquer momento. Com o auxílio de um CRM na nuvem, sua empresa consegue ampliar a capacidade de atuação sem comprometer a segurança e privacidade do cliente.

Customização para atender a necessidade da sua empresa
Como as empresas têm maneiras diferentes de gerenciar às estratégias de sucesso, uma solução de CRM pode ser personalizada, focando no que você precisa identificar do seu cliente, fornecendo também atualizações regulares, não afetando essa personalização — com pouca ou nenhuma necessidade de envolvimento da TI.

Um CRM potencializa a fidelização de clientes
A automatização de processos e personalização do atendimento faz o cliente perceber que a marca se importa com ele e isso gera uma boa experiência de compra, aumentando a satisfação do cliente, consequentemente, tornando-o fiel à marca e com maior chance de recomendar a amigos ou colegas de trabalho.

Certamente uma solução de CRM pode ajudar sua empresa a identificar o público-alvo, analisar o perfil e medir o grau de satisfação do cliente, tornando tudo mais produtivo e assertivo.

São diversos benefícios, mas se eu puder elencar os principais, diria que o CRM economiza tempo e dinheiro, sendo uma ferramenta eficaz e poderosa com foco no que é mais importante para qualquer negócio: o cliente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 7 benefícios de usar um CRM em sua empresa