Como dobrar suas vendas com um CRM

Customer relationship management concept man selecting CRM

CRM – Customer Relationship Management  ou então Gestão de Relacionamento com Cliente.

Mas o que essa sopa de letrinhas que dizer e como seus conceitos podem ajudar minha empresa a dobrar as Vendas?
Eu já me fiz a mesma pergunta, mas por ter vivenciado e experimentado os resultados dessa incrível ferramenta, resolvi que deveria dividir meu tempo com as pessoas e ajudá-las a juntar as letrinhas e dobrar suas vendas com ajuda do CRM. Sendo assim, vou começar contextualizando a ferramenta e te mostrando como é possível utilizá-la para dobrar o faturamento.

Vamos juntos?

O que é um CRM?
CRM resumidamente é a gestão e relacionamento que você cria com o seu cliente. O termo vem do inglês “Customer Relationship Management” e seu objetivo principal é sempre ele: o cliente ao centro dos processos.

É uma excelente ferramenta, que auxilia as equipes através de dados e informações a definir estratégias e etapas de vendas para alcançar as metas de sua empresa. É muito mais que uma ferramenta comercial, é um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente.

Com um CRM você nunca mais perderá um cliente de vista, pois terá um histórico de dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes, proporcionando uma gestão completa de vendas, clientes e oportunidades de negócios.

Abaixo, listo dicas simples de como dobrar suas vendas com a ajuda de um CRM:

TENHA UMA BOA FERRAMENTA

Para atingir seu objetivo e dobrar suas vendas é necessário que você tenha uma ferramenta de apoio forte, e isso significa ter uma a ferramenta consolidada no mercado. Hoje existem diversos “geradores” de propostas e “cadastradores” de clientes, e minha dica valiosa é: não jogue seu dinheiro fora e não arrisque o investimento da sua empresa! Se você realmente deseja alavancar seu negócio, pesquise e invista em uma ferramenta que te proporcione a análise do seu negócio. Existem ferramentas consolidadas no mercado que oferecem pacotes que cabem no seu bolso. Comece aos poucos e conforme seu resultado for aparecendo vá aumentando seu investimento 😉

SENSIBILIZE SUA EQUIPE

Agora que você escolheu a ferramenta correta é importante que sua equipe tenha consciência da importância do correto preenchimento dos dados e a utilize da maneira correta. De nada adianta ter uma ferramenta excelente se sua equipe não utiliza-la corretamente. Além disto, um dos segredos do sucesso é: capacite sua equipe técnica. Um CRM com informações completas vale ouro!

RÉGUA DE RELACIONAMENTO: UTILIZE

A régua de relacionamentos é uma ferramenta para retenção de clientes, ela define qual o status de relacionamento do seu cliente com você. A régua é muito importante para definir estratégias de vendas de acordo com cada etapa, possibilitando ações diferenciadas em cada momento deste relacionamento. É através da régua que você poderá recuperar uma parte de seus clientes, aumentando suas vendas e fidelizado os seus clientes atuais.

ANALISE A CURVA ABC

A curva ABC é outro requisito que você deve levar em consideração no momento de contratar um CRM. É por meio desta análise que você irá potencializar suas vendas. Por exemplo, a curva ABC apresenta quais produtos representam o maior percentual da sua receita em vendas. Se sua empresa considera o produto A como 80%, quais produtos representam os outros X%?  Se você considera B 15%,  quais produtos representam os demais? Desta forma, você conseguirá avaliar qual seu produto tem maior aceitação no mercado, onde investir mais em Marketing e se for o caso, reduzir e retirar do portfólio produtos sem aceitação.

***

Essas são apenas algumas dicas de como um CRM pode ajudar sua empresa a sair na frente das vendas.
Você tem mais alguma dica de ouro que quer compartilhar?
Deixe sua mensagem nos comentários. Vou adorar aumentar essa lista de boas práticas 😉

 

 

Os comentários estão encerrados.

Como dobrar suas vendas com um CRM