Nuvem ou HD externo? Entenda as diferenças

Mais segurança para a sua informação, capacidade de armazenamento, sigilo absoluto e fácil acesso são fatores que devem ser levados em conta ao escolher entre os dois meios de guardar os dados. Neste post vamos falar sobre a diferença entre Nuvem e HD Externo. Você sabe qual é o melhor tipo de backup?

Primeiramente, o que é Backup?
Nada mais é do que ter uma cópia de segurança dos arquivos. A ideia é que os documentos importantes possam ser recuperados, mesmo quando há algum problema de hardware, no sistema ou se a máquina (PC ou celular, por exemplo) for roubada. O sistema de backup é uma ferramenta lógica feita para salvar as cópias dos arquivos e dos sistemas da empresa. Apresentam os maiores diferenciais para que o negócio alcance uma rotina com alto desempenho, agilidade e disponibilidade, permitindo que a empresa restaure rapidamente os serviços após uma falha, diminuindo drasticamente o impacto causado por qualquer problema.

E como funciona o Backup em HD Externo?
O HD externo arquivará com segurança os dados úteis que você precisa, como documentos, fotos, vídeos, pastas, programas e etc. Isso acaba liberando mais espaço na capacidade do seu dispositivo, seja um computador, seja um notebook, para que continue funcionando de forma correta. Entretanto, sendo o HD Externo um dispositivo que armazena os dados do computador ele é portátil, podendo ser levado para qualquer lugar. Mas, tem sua fragilidade, já que a integridade dos dados depende diretamente do funcionamento do dispositivo. Se o produto sofrer uma falha, os dados podem ser perdidos facilmente. Isso torna a opção arriscada, caso o usuário confie no HD com sua única opção de backup. A segurança em fazer backup em HD Externo normalmente é por que o dispositivo fica na residência ou empresa. Contudo, não há custo mensal, já que o investimento foi realizado na compra.

E um Backup na Nuvem?
Na Nuvem você tem a possibilidade de acessar arquivos e executar tarefas pela internet e arquivar dados a qualquer momento e de qualquer lugar. Os arquivos dificilmente serão perdidos. Além disso, há vantagens de alguns serviços oferecerem a função de sincronizar os dados do computador automaticamente. Cada vez mais usuários vêm migrando todos os seus arquivos para a nuvem, onde normalmente permanecem em servidores online e não correm riscos de perda, pois o nível de criptografia das plataformas que oferecem esse tipo de serviço é muito alto. Guardar arquivos online já se tornou fundamental para muitas empresas e pessoas, não só pela comodidade de poder acessar os dados de qualquer parte do mundo, como também pela praticidade de não precisar acumular pilhas de documentos em outros tipos de mídias.

O Backup em Nuvem se destaca por ser uma alternativa que consegue eliminar o impacto de vulnerabilidade local e, ao mesmo tempo, proteger remotamente as informações dos usuários. Seja qual for o conteúdo, o material estará salvo de falhas de seguranças, interrupções de serviços e problemas de hardware. E, como hoje as empresas precisam lidar com os grandes volumes de dados produzidos e para armazenar todos os dados de forma segura e eficiente, o backup na nuvem pode ser a chave do sucesso para as instituições.

Para manter os arquivos online com segurança é necessário contratar serviço de backup online onde o pagamento é mensal ou anual dependendo do plano escolhido. E é nessa hora em que a SOFHAR pode ajudar você, com o CSP – Cloud Solution Provider, um programa de licenciamento da Microsoft para soluções de tecnologia em Nuvem. Somos parceiros CSP direto da Microsoft, e podemos gerenciar soluções cloud para você com condições exclusivas!  Basta entrar em contato com um de nossos especialistas 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nuvem ou HD externo? Entenda as diferenças