Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação

Em uma parceria inédita, a SOFHAR e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) agora trabalham juntos para desenvolver, na prática, a aproximação entre a demanda de mercado e a produção acadêmica. O acordo para o desenvolvimento de projetos que aliam e unem o mercado com a academia envolve cooperação técnica, inovação e qualificação.

Situada em Curitiba, no Tecnoparque PUCPR, a SOFHAR além de trabalhar junto com a Universidade, fica mais perto de fazer com que a troca de conhecimentos e atividades se torne mais fácil e ágil. Além disso, estar fisicamente mais próxima de variados profissionais que, aliados ao know-how da empresa, contribui para o desenvolvimento de projetos mais eficientes.

Desde 2011, a empresa e a Universidade somam esforços no desenvolvimento de novos produtos. E como resultado da parceria, a SOFHAR lançou o P³G SOFHAR Sustainability Management. Uma ferramenta voltada para a definição de indicadores de sustentabilidade em empresas públicas e privadas.

O software é o primeiro resultado prático da parceria estabelecida para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de soluções em tecnologia. Seu objetivo é auxiliar as organizações de todos os portes e atuações a identificar em três pilares – econômico, social, ambiental dentro da governança corporativa – os indicadores mais adequados com foco no grau de maturidade da empresa ajustando-a ao mercado.

A parceria entre a SOFHAR e a PUCPR traz incríveis ganhos para academia e para o mercado. Para o vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi, o lançamento de um software inédito torna evidente a parceria entre a empresa e a universidade: “É um exemplo de como a aproximação pode beneficiar a sociedade. O programa foi desenvolvido por professores e alunos da academia, com foco nas necessidades das empresas. Além disso, é uma inovação útil, que atende a uma demanda do mercado”.